Pular para o conteúdo principal

Abaixo o internetês! Os desafios de escrever corretamente



A tecnologia tem crescido tão rapidamente que já é presença constante no nosso cotidiano. A cada dia, novos equipamentos surgem no mercado e rapidamente se tornam itens de primeira necessidade em nome do conforto e da rapidez. Uma das áreas que mais tem avançado e se difundido em praticamente todas as classes sociais, é a informática. Ela está presente no ambiente doméstico, no trabalho, nas instituições de ensino, pois tornou-se uma ferramenta tanto utilizada quanto o livro foi a alguns poucos anos atrás. E, juntamente com esse desenvolvimento, cresce a preocupação de pais e professores com a linguagem que os jovens utilizam na internet. Essa linguagem tem até um nome: o internetês.

Escrever bem não é uma tarefa fácil, porém, escrever de maneira correta, no que diz respeito à ortografia, é essencial. Um texto bem escrito se torna convidativo ao leitor, ao passo que um escrito de qualquer maneira, repleto de incoerências e erros de ortografia se torna um martírio para o leitor, além de passar uma péssima impressão: Se o autor comete erros tão fundamentais em seu texto, como terá sido o restante de sua Educação?
Para um bom escritor, leitura é fundamental. Se você não tem esse hábito, está em tempo de adquirí-lo. Se você não está acostumado a ler, é bem fácil resolver: acostume-se! No inicio pode ser um remédio amargo, depois torna-se prazeroso, e ler passa a ser uma aventura viciante e fantástica.
Outro fator  importante é não se deixar levar pela linguagem praticada na internet, pois ela se tornou uma armadilha para a escrita, devido a rapidez exigida, as abreviações e ícones utilizados, e é exatamente ai que você começa a perder o hábito de escrever a palavra inteira. No entanto é possível separar o internetês da linguagem correta, sem cometer gafes em seus textos escolares. O segredo é estar sempre consciente e alerta, saber separar MSN, SKYPE, ORKUT e etc, de trabalhos, redações e provas.

Exemplos de “internetês”:


ACRÔNIMOS
Riso
rs (abreviação de 'risos') ou kkkkkk
Gargalhada
lol (iniciais de "laughing out loud", ou "rindo muito", em português)
Pensando ou assimilando
hmmm ou huuum
Logo que der
asap (inciais de "as soon as possible", ou "assim que possível", em português)
Já volto
bbs (inciais de "be back soon", ou "volto logo", em português)


ABREVIAÇÕES
beleza
blz
se
c
que
q
quando
qd ou qdo
também
tb, tbm ou tbém
tudo
td
você
vc


EXEMPLOS DE UMA ORTOGRAFIA PARTICULAR
achar
axar
assim
axim
é
eh
então
entaum
coloquei
koloqei
como
komo
amigo
miguxo
não
naum
nunca
nunk
chegar
xegar
qual
Ql
quis
Qz
você
voxê ou vc
vocês
v'6s ou vcs
soh




Comentários

  1. Muito bom!!!
    Sem falar que com todos esses vícios, que são novos no "mundo" da escrita, futuramente esses jovens, já acostumados a escrever dessa forma, serão profissionais que terão suas capacidades questionadas por causa dos erros, porque se por exemplo, um advogado escreve errado, com certeza ele não é visto como "bom" no que faz!!!

    Cuidado pessoal, vamos escrever como manda o figurino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão para a avaliação do dia 08/09/10

Abaixo vocês encontram um breve resumo das unidades estudadas por nós e que são o conteúdo da nossa primeira avaliação neste bimestre. O texto abaixo ajudará bastante nos seus estudos, mas não significa que não seja necessário estudar todo o conteúdo da U.T. 9 e a U.T. 10 que estão na sua apostila, além do seu caderno . Bons Estudos! - A Grécia Antiga foi o berço das Olimpíadas. Embora ainda existam algumas semelhanças, muitas diferenças existem entre as Olimpíadas praticadas na antiguidade e a que realizamos atualmente.  (ver texto complementar no caderno). - Formas de Governo existentes na Grécia Antiga: OLIGARQUIA: Governo de poucos, ou seja, a aristocracia formada pelos proprietários de terras controlava o governo. DEMOCRACIA: Governo do povo, onde o governante é eleito por meio do voto do cidadão. TIRANIA: Governo de uma única pessoa, opressor, exercido pela força. - Atualmente, a forma de governo existente no Brasil é a democracia. Todo cidadão tem direito de partici...