Após séculos de domínio, os herdeiros dos habitantes nativos da região conseguiram ter o direito de participar das decisões políticas, escolhendo um dos seus para o cargo de presidente da Bolívia. Na posse, ao quebrar o protocolo, Evo Morales demonstrou que, apesar da duplicação das instituições, práticas e crenças européias, houve resistência; e a cultura nativa, mesmo adaptada, permanece viva.
O link abaixo fornece mais informações sobre a posse do boliviano Evo Morales, em janeiro de 2006:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u91825.shtml
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI844923-EI294,00.html
O link abaixo fornece mais informações sobre a posse do boliviano Evo Morales, em janeiro de 2006:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u91825.shtml
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI844923-EI294,00.html
Oie pro ...não sei se estou certa sobre o que eu vou dizer mais..td bem..
ResponderExcluirBem eu gostei muito da história de EVO MORALES...é muito interessante e achei mais legal ainda por ele ter relembrado a cultura dos nativos usando a roupa que ele usou..
e gostei muito da frase que ele disse emocionado..Visivelmente emocionado:O novo governante também incluiu na homenagem: "os milhares de cocaleiros mortos da região central de Chapare, os cidadãos da cidade de El Alto, os mineradores e os milhões de seres humanos mortos em toda a América".
Eu achei que tinha um pouco haver(se é assim que se escreve rsrs) com os astecas....essa frase e o jeito que ele disse...
bem pro eu tambem não ssabia que EVO MORALES tinha essas profissões que eu vou dizer:Cocalero, político, sindicalista..
Eu descobri que Evo sempre desejou estudar e queria ter sido jornalista porque "eles sempre estão bem informados de tudo e estão no centro dos problemas". Desde muito pequeno escutava o rádio porque em seu povoado não havia televisão e nem chegavam os jornais....
Morales terminou sua educação secundária e atribui a sua educação posterior ao que tem chamado de a "Universidade da vida", incluindo o seu serviço militar aos 17 anos de idade. Trabalhou também como pastor de lhamas, pedreiro e músico.Em 1981 foi nomeado secretário de esportes do sindicato de cocaleros de San Francisco em Chapare. A partir daqui ele iniciou a sua ascensão no movimento sindical.
Um de seus primeiros gestos como presidente foi de reduzir seu salário em 57% para US$1.875 por mês. Morales anunciou também sua intenção de levar aos tribunais seu predecessor, o ex-presidente interino, Eduardo Rodríguez, e o então ministro da Defesa, Gonzalo Méndez Gutiérres, acusando-os de traição à Pátria ao terem transferido 28 mísseis terra-ar MHN-5 de fabricação chinesa que se encontravam nos arsenais bolivianos e foram entregues aos Estados Unidos para serem "desativados".
Pro eu achei muitas outras coisas importantes sobre EVO MORALES...espero que isso tenha sido o suficiente..rsrs..
bjks e um grande abraço..
Prô, eu gostei da história de Evo Morales. Fiquei impressionada com sua história, e igual a Micaela, achei bem parecido essa frase com relação ao povo asteca:"os milhares de cocaleiros mortos da região central de Chapare, os cidadãos da cidade de El Alto, os mineradores e os milhões de seres humanos mortos em toda a América". Também achei impressionante sobre as suas profissões:Cocalero, político, sindicalista (agora me diz como é que ele conseguia fazer tudo isso?). Bjs prô, e até na terça - feira.
ResponderExcluirDe sua aluna da 6ª A: Milena
Parabéns pelo comentário meninas!!!
ResponderExcluirVocês são 10!!!
Bjusss
Obrigada Prô
ResponderExcluirVocê também é 10 (não só 10, mas 100000000000000000000000000000000000...)
Bjssss!!!!!!!
Obrigado pro....
ResponderExcluirComo a Milena falou vc não é nota 10 mais sim..
10000000000...infinito.....rsrsrs
ate terça-feira ...não vejo a hora de começar uma nova unidade...rsrsrs...
bjks pro...
gostei muito pro dessa homenagem dele aos cocaleros muito fera
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEu gostei da historia dele porque é o primeiro indio que eu vejo que é presidente e do grito dele "Evo, Evo, Evo".Uma historia bem legal.
ResponderExcluirEu achei interessante porque como o Paulo disse é também a primeira vez que eu vejo um presidente que veio dos nativos que habitavam aquela região..
ResponderExcluirIsso é muito legal pro!!!
Eu gostei da historia porque foi um indio que viro presidente.Muito legal Pro.
ResponderExcluirProf eu gostei muito da hitoria de Evo Morales e um heroi para todos nos pelo fato dele ter defendido :a cultura as pessoas nativas obrigado por nos dar esse conhecimento sobre Evo Morales . Espero que asertei bjs Maria Paula 6 a <3
ResponderExcluir