Segue abaixo alguns links que contribuirão com a pesquisa, necessária para que vocês possam responder as questões da página 9. Bom trabalho!
http://www.estadao.com.br/especiais/o-sistema-eleitoral-norte-americano,27687.htm
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=15556
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL239363-5602,00-ENTENDA+COMO+E+A+ELEICAO+NOS+EUA.html
http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/8286
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI257463-EI1826,00.html
Aproveitem este espaço para postar o resultado da pesquisa sobre o racismo dos estadunidenses. O prazo é até a próxima segunda-feira, 30/08. Até mais!!!
http://www.estadao.com.br/especiais/o-sistema-eleitoral-norte-americano,27687.htm
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=15556
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL239363-5602,00-ENTENDA+COMO+E+A+ELEICAO+NOS+EUA.html
http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/8286
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI257463-EI1826,00.html
Aproveitem este espaço para postar o resultado da pesquisa sobre o racismo dos estadunidenses. O prazo é até a próxima segunda-feira, 30/08. Até mais!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirResposta da página 12:
ResponderExcluirEm 1954 os negros colocaram seus filhos em escolas públicas, já os brancos, para deixarem seus filhos longe de crianças negras, matricularam-nas em escolas particulares.
Além de separarem as escolas, separaram também os transportes públicos, uma luta que teve ínicio em 1955. Os negros da cidade, com o apoio da igreja decidiram realizar um boicote contra os ônibus da cidade até que tivesse fim esse tipo desagregação.
Resposta da pagina 12:
ResponderExcluirO reverendo Martin Luther King, foi pastor batista, líder pioneiro na defesa dos direitos civis e defensor da justiça social. Conhecido como King Sênior ou King Pai, nos Estados Unidos, para diferenciar-se de seu filho - o defensor dos direitos civis Martin Luther King Jr. - nasceu com o nome de Michael King. Foi pastor da Igreja Batista Ebenezer, de Atlanta. Como lider do movimento dos direitos civis dos afro-americanos, chefiou a seção de Atlanta da National Association for the Advancement of Colored People (Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor, numa tradução livre) e a Civic and Political League (Liga Cívica e Política), tendo encorajado seu filho a tornar-se ativo membro do movimento.
Malcolm X conduziu uma parte do movimento negro nas década de 50 e 60 à três pontos fundamentais:
ResponderExcluirO islamismo;
A violência como método para auto-defesa e;
O socialismo
Apesar da religião ter sido a porta de entrada para Malcolm X perceber todos os problemas sociais enfrentados pelos negros, pouco a pouco, ele percebeu a questão do negro não era uma questão apenas de carácter teológico, mas sim, uma questão política, econômica e civil.
El Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X ou Malcolm Little (19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.
Filha de Adam Daniel Williams, o pastor da igreja batista de Ebenezer, que desde a década de 1910 militava na NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor), sua mãe, Alberta, inculcou-lhe os princípios da moral evangélica. Oriunda de um meio privilegiado, ela havia freqüentado os melhores colégios. Ainda que sempre denunciasse a discriminação racial, a verdade é que nunca as sofreu diretamente. No dia 25 de novembro de 1926, casou-se com Mickael Luther King, filho de um meeiro de Stockbridge que estava em Atlanta para estudar.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO reverendo Martin Luther King, pai (Stockbridge, 19 de dezembro de 1899 — Atlanta, 11 de novembro de 1984) foi pastor batista, líder pioneiro na defesa dos direitos civis e defensor da justiça social. Conhecido como King Sênior ou King Pai (Daddy King), nos Estados Unidos, para diferenciar-se de seu filho - o defensor dos direitos civis Martin Luther King Jr. - nasceu com o nome de Michael King. Foi pastor da Igreja Batista Ebenezer, de Atlanta. Como liderança do movimento dos direitos civis dos afro-americanos, chefiou a seção de Atlanta da National Association for the Advancement of Colored People (Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor, numa tradução livre) e a Civic and Political League (Liga Cívica e Política), tendo encorajado seu filho a tornar-se ativo membro do movimento
ResponderExcluirResposta da Pg - 12
ResponderExcluirMartin McLuther King ,Jr.
foi um pastor protestante e ativista político estado-unidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis nos E.U.A e no mundo,através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato,ee seu discurso mais famoso e lembrado até hoje é "Eu Tenho Um Sonho".
Na Olimpíada da Cidade do México, Tommie Smith e John Carlos, dois atletas medalhistas dos EUA, fizeram a saudação "black power", braço estendido com o punho enluvado e fechado, durante a cerimônia de premiação da modalidade. O Comitê Olímpico Internacional (COI) baniu-os dos jogos.
ResponderExcluirO punho erguido ("Raised Fist") foi usado como símbolo de propaganda do Black Panther Party.
Hoje nas Olímpiadas todos podem competir independente da cor, essa foi mais uma das conquistas dos negros norte-americanos
O nome com que foi batizado demarcou a existência e a trajetória luminosas do Dr. Martin Luther King Jr.: religioso, destemido, líder pacifista, majestoso, estadista, eloqüente, revolucionário.
ResponderExcluirNascido no sul dos Estados Unidos, em pleno auge do famigerado sistema "Jim Crown" (separados mas iguais), filho de um pastor batista, Martin Luther King Jr. recebeu o Nobel da Paz aos 35 anos, sagrando-se o mais jovem laureado pela fundação Prêmio Nobel.
Comprometendo as igrejas com as lutas sociais, organizando boicotes aos transportes públicos, apoiando greves de estudantes e de trabalhadores, liderando passeatas integradas por legiões de negros, brancos, judeus e muçulmanos, pregando a resistência pacífica, difundindo os ensinamentos de Gandhi, Martin Luther King Jr. sacrificou a própria vida em nome da igualdade, da justiça e da paz.
Ainda no século XIX, o tema central era o da autonomia individual pela abolição da escravidão.
ResponderExcluirAinda que houvesse um movimento relativamente grande de alforrias, denotando oportunidades de libertação negociadas, as estruturas legais seguiam criando obstáculos a uma efetiva abolição geral. Isso não era surpreendente já que até a Guerra Civil (1861-65) a Suprema Corte e o Senado eram dominados por representantes sulistas, partidários do escravismo, e mesmo socialmente, no norte industrializado e assentado no trabalho livre, haviam restrições a uma abolição: Lincoln - que irá fazê-la em 1863 - era contrário por considerar os negros inferiores aos brancos; e os trabalhadores brancos, por sua vez, temiam um aumento da concorrência por postos de trabalho.
Descrente de solução pacífica, John Brown recorreu a ataques armados contra brancos e instalações públicas para denunciar a escravidão e detonar um movimento de revolta, sendo o ataque ao arsenal de Rarpers Ferry, onde acabou sendo preso e foi posteriormente condenado e enforcado, emblemático.
Após a Guerra Civil multiplicaram-se grupos e ações terroristas de brancos contra s negros, visando mantê-los fora da vida política e social, apesar da abolição da escravidão. Destes grupos o que ganhou mais destaque foi a KKK (Ku Klux Klan): bombas, linchamentos, assassinatos, etc, tornaram-se comuns.
No século XX, o movimento pelos Direitos Civis encontrou em Martin Luther King seu grande expoente da causa negra. Igualdade de direitos obtidos pela via pacífica era porém difícil e outra vertente do movimento negro pregava a violência: Malcon X foi seu principal representante.
Nos anos 60 começou a despontar Loius Farrakhan, que através de um movimento denominado Nação do Islã, prega o recurso da violência, a separação com os brancos e uma prática assistencialista e de autoproteção para os seguidores do Islã.
O voto popular é quem, em tese, direciona o voto dos delegados. Usamos o exemplo da Califórnia para ilustrar o funcionamento do processo eleitoral. Suponha que dois candidatos concorram à presidência. Ainda que o candidato vença por uma diferença pequena de votos em determinado estado, a tendência é que ele receba todos os votos dos delegados daquele estado. Na disputa entre A e B no estado da Califórnia, se B ganhar com 52% dos votos válidos e A tiver 48%, B ganharia o voto dos 55 delegados estaduais no Colégio Eleitoral. Por isso, os candidatos disputam o voto popular para obter o apoio dos delegados.
ResponderExcluir