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Revisão para Avaliação - 08/09/10

Abaixo vocês encontram um breve resumo das unidades estudadas por nós e que são o conteúdo da nossa primeira avaliação neste bimestre.
O texto abaixo ajudará bastante nos seus estudos, mas não significa que não seja necessário estudar todo o conteúdo da U.T. 9 e a U.T. 10 que estão na sua apostila. Bons Estudos!


- O processo de expansão territorial estadunidense, conhecido como "marcha para o oeste" e o impacto negativo em relação à população indígena.
- A Guerra Civil ou Guerra de Secessão: estados do sul (Partido Democrata), contra os estados do norte (Partido Republicano). Este conflito entre norte e sul foi motivado basicamente por questões econômicas, principalmente a abolição ou não dos escravos.
- A abolição dos escravos era defendida pelo norte, pois os nortistas almejavam novos consumidores para seus produtos industrializados. Com os escravos livres e recebendo salários eles alcançariam este objetivo.
Já os sulistas eram contra a abolição dos escravos, pois os escravos trabalhavam em seus latifúndios e possibilitavam grandes produções de matéria prima que era exportada para a Europa, rendendo lucro para o proprietário.
- O que estava em discussão em relação aos escravos eram fatores econômicos e não humanos. Com o término da Guerra Civil e a vitória do norte, a abolição dos escravos foi realizada.
- Imperialismo é o processo histórico que se desenvolveu durante o século XIX, em que potências industriais buscavam suprir suas necessidades econômicas em outras regiões do mundo.
- O Colonialismo ocorreu entre os séculos XV e XVII, seu objetivo era buscar produtos tropicais e metais preciosos, e a justificativa era a catequização dos "selvagens".
- O Neocolonialismo ocorreu entre os séculos XIX e XX, seu objetivo era buscar novos mercados consumidores e matéria prima barata, e a justificativa era a missão civilizatória, darwinismo social.

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Texto informativo: As Olimpíadas na atualidade

Este texto informativo foi entregue para vocês na primeira semana depois das férias. Ele deve estar colado no caderno de História. Caso alguém tenha perdido, vou disponibilizá-lo abaixo. Este texto faz parte do conteúdo de nossa primeira avaliação: * Como acontece a escolha dos locais que sediam as Olimpíadas: Um comitê seleciona o local onde irão ocorrer as Olimpíadas. Os países devem se inscrever com antecedência para participar da seleção. * Quem pode participar e como: Atletas do mundo inteiro, tanto do sexo masculino, quanto do feminino. * Algumas modalidades esportivas que fazem parte das olimpíadas na atualidade: Natação, corrida, salto a distância, lançamento de dardo, corrida com barreira, entre tantas outras. * Qual objetivo das Olimpíadas: É a reunião, o encontro para a competição entre diferentes países. * Símbolos usados durante os jogos, que representam os participantes ou os jogos e o que eles significam: Um dos principais símbolos das Olimpíadas modernas é a bandei

Revisão para a avaliação do dia 08/09/10

Abaixo vocês encontram um breve resumo das unidades estudadas por nós e que são o conteúdo da nossa primeira avaliação neste bimestre. O texto abaixo ajudará bastante nos seus estudos, mas não significa que não seja necessário estudar todo o conteúdo da U.T. 9 e a U.T. 10 que estão na sua apostila, além do seu caderno . Bons Estudos! - A Grécia Antiga foi o berço das Olimpíadas. Embora ainda existam algumas semelhanças, muitas diferenças existem entre as Olimpíadas praticadas na antiguidade e a que realizamos atualmente.  (ver texto complementar no caderno). - Formas de Governo existentes na Grécia Antiga: OLIGARQUIA: Governo de poucos, ou seja, a aristocracia formada pelos proprietários de terras controlava o governo. DEMOCRACIA: Governo do povo, onde o governante é eleito por meio do voto do cidadão. TIRANIA: Governo de uma única pessoa, opressor, exercido pela força. - Atualmente, a forma de governo existente no Brasil é a democracia. Todo cidadão tem direito de participar

Fique sabendo...

Maurício de Nassau , funcionário da Companhia das Índias Ocidentais, veio para o Brasil em 1637 e governou o Brasil holandês até 1644. Promoveu reformas administrativas e desenvolvimento econômico. Remodelou a cidade de Recife com várias melhorias e, durante seu governo, houve tolerância religiosa. Trouxe artistas e cientistas. Mais informações você encontra no portal positivo! Pesquise e fique bem informado!